As prefeituras de São José e Biguaçu reajustaram nessa semana os pisos salariais dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que passarão a receber R$ 2.424, conforme a lei federal.
Em São José a assinatura do projeto de lei ocorreu na quinta-feira (28/7). O prefeito, Orvino Coelho de Ávila, pontuou que a reivindicação dos agentes é legítima: “É uma área que tem muito ainda a fazer, é o “para-choque” da área da saúde. Temos conversamos com a Câmara, tenho certeza que dará celeridade para aprovação. Fizemos o que podíamos, acredito que é a nossa obrigação”.
Presente na assinatura do projeto de lei, a agente comunitária de saúde Indianara Rodrigues dos Santos, de 48 anos, também celebrou o momento. “O aumento do piso veio em boa hora: tenho uma filha que também seguiu os meus passos na área da saúde, está cursando medicina e com certeza, com o ajuste estarei lhe ajudando”, afirmou.
Também na quinta o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, sancionou a lei municipal para aumentar o salário dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, além da lei que cria a tabela de vencimentos da Guarda Patrimonial.
Os agentes da Saúde receberão também o valor retroativo à data da correção instituída pelo Governo Federal.