Roteiro da Memória: São José abrirá portas de patrimônios históricos aos sábados

Visitações começam neste sábado (3), valorizando cultura e história de São José

Foto: PMSJ/Divulgação

A Secretaria de Cultura e Turismo de São José anunciou uma nova iniciativa. Trata-se do Roteiro da Memória, projeto que abre patrimônios culturais da cidade aos sábados.

A partir deste sábado (03/05), três espaços estarão disponíveis para visitação. São eles: a Escola de Oleiros, o Theatro Adolpho Mello e o Museu Gilberto Gerlach. O horário será das 9h às 17h.

Cada local terá um monitor. Assim, os visitantes poderão tirar dúvidas e conhecer curiosidades sobre a história de cada patrimônio.

Publicidade

Além disso, outros marcos importantes também farão parte do roteiro. Entre eles, a Igreja Matriz, a Bica da Carioca, a Casa da Cultura, os casarios históricos e a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, o objetivo é claro. “Esse projeto é uma iniciativa para ampliar o acesso aos principais patrimônios culturais do município, promovendo o turismo histórico e a valorização do patrimônio local.”

Os locais escolhidos contam parte da trajetória de São José. O Theatro Adolpho Mello, por exemplo, é o primeiro de Santa Catarina. Além disso, é o terceiro mais antigo do Brasil.

Já o sobrado que abriga o Museu Gilberto Gerlach tem valor histórico. O espaço recebeu a visita do imperador Dom Pedro II. Ele presenteou o anfitrião com uma espada, hoje exposta no museu.

Por fim, a Escola de Oleiros também se destaca. É a única do gênero na América Latina. Ela preserva a tradição do trabalho com barro. Lá, são oferecidas aulas que vão do uso do torno até técnicas de modelagem.

Publicidade
COMPARTILHAR