Rompimento da lagoa da Casan afetou diretamente 66 pessoas e danificou 35 casas

O rompimento em uma lagoa de infiltração da Casan na restinga da Lagoa da Conceição gerou uma enxurradas que varreu residências em duas servidões transversais da Av. das Rendeiras, interditando também a principal avenida do bairro nessa segunda-feira (25/1).

A água resultou em ruas e casas inundadas, assim como arrastou diversos veículos. O alagamento atingiu principalmente os locais abaixo da lagoa, como a Servidão Manoel Luiz Duarte. Os residentes precisaram ser retirados pelo Corpo de Bombeiros.

Casas alagadas na Lagoa da Conceição por conta do rompimento da Estação de Tratamento da Casan e da forte chuva na cidade
Rompimento em Estação de Tratamento da Casan e forte chuva em Florianópolis, resultam em 35 casas danificadas na Lagoa da Conceição. – Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/CSC

De acordo com a Casan, o rompimento aconteceu em razão do excesso de chuva que iniciou na terça-feira (19/1), com a frente fria que chegou na capital. A água ocasionou um movimento na areia das dunas que contornam o lago. Ainda segundo a companhia, a lagoa onde ocorreu o rompimento funciona como uma lagoa de infiltração, que é usada para receber efluentes da Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição. A afirmação é que o fluxo de água já estava tratada.

Publicidade

Parte dos moradores ficou ilhada, sendo necessário o Corpo de Bombeiros efetuar o resgate com o auxílio de botes. Conforme a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a Defesa Civil Municipal contabilizou 35 casas danificadas e 66 pessoas atingidas diretamente pelas enchentes da região. E de acordo com os bombeiros, duas pessoas precisaram de atendimento médico no bairro, um homem sofreu ferimentos leve e outro que se recuperava de uma cirurgia.

Publicidade