A rodovia SC-390, no trecho da Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, segue fechada durante a tarde desta sexta-feira (21/10). O volume de terra do barranco que desmoronou duas vezes sobre a rodovia na quarta-feira (19) foi removido e, nessa tarde, equipe dos Bombeiros Militares faz hidrojateamento do barranco para retirada de mais material que poderia ainda cair – o procedimento é chamado de deslizamento controlado. Com isso, elimina-se a situação de risco de novas quedas de barreiras. Depois disso, procede-se com a retirada do material e limpeza da pista.
Conforme esclarece a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, o risco para deslizamentos na região, em pontos onde ainda não há contenção de encostas, é ainda considerado alto.
Como rota alternativa, está aberta temporariamente a Serra do Corvo Branco, entre Grão-Pará, no Sul de SC, e Urubici, na região serrana. As obras de contenção das encostas foram paralisadas para permitir o trânsito durante o dia até que a Serra do Rio do Rastro Seja liberada.