Nos dias 29 e 30 de novembro, representantes da Agência Alemã GIZ estarão em Florianópolis para apresentar o programa Felicity (Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility) – em tradução livre, Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Consultoria para Cidades).
Nesta sexta-feira membros do Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Coderf), do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Cmdes), Observatório da Mobilidade Urbana UFSC e da Suderf vão, além de conhecer o projeto, elaborar um plano de ação para os próximos meses.
O Felicity é um programa mundial que incentiva o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono para que estejam aptos a receber financiamentos internacionais.
Com isso, a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) terá assistência técnica de consultores nacionais e internacionais para aprimorar as questões jurídicas, econômico-financeiras e tecnológicas do projeto de reestruturação do transporte coletivo da região metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), a fim de facilitar a inserção de ônibus menos poluentes na RMF.
O programa é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela Agência Alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).
Está confirmada a vinda dos membros do Felicity Marco Schiewe e Gustavo Ribeiro e dos representantes da GIZ Ina DE Visser, Paula Scheidt e Sebastian Ebert.