Restaurante em Sambaqui é interditado por esgoto lançado na praia. Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede/Divulgação/CSC

Na primeira ação de 2021, a força-tarefa de fiscalização do Grupo Sanear Floripa, da prefeitura de Florianópolis e da Casan, multou por crime ambiental e interditou um restaurante em Sambaqui, no Norte da Ilha, na manhã desta quarta-feira (6/1). A Blitz Sanear, que fiscaliza ligações irregulares de esgoto que causam prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública, ainda vistoriou casas e condomínios no Ribeirão da Ilha.

Testes realizados pela equipe da Blitz Sanear apontaram que a fossa do restaurante em Sambaqui, situado na Rodovia Rafael da Rocha Pires, encontrava-se conectada à rede de drenagem pluvial, que deságua no mar logo à frente. Comprovado o crime ambiental, o fiscal da Floram multou o proprietário e interditou o local até que a irregularidade seja corrigida. A Intendência de Santo Antônio de Lisboa, bairro vizinho, fará o lacre da ligação clandestina.

Já no Sul da Ilha, em operação realizada na manhã de terça-feira (5/1), a equipe vistoriou casas e condomínios na Rod. Baldicero Filomeno e nas servidões Maria Francisca da Natividade e Costa do Sol. Três imóveis fiscalizados estavam irregulares e foram multados pela Floram e pela Vigilância Sanitária. Dois tinham esgoto extravasando a céu aberto, na mata, e sofrerão lacres das tubulações clandestinas. Já o terceiro apresentava fossa extravasando nos fundos e no terreno vizinho.

Publicidade