Reservatório novo da Casan rompe e enxurrada causa destruição em Florianópolis

Equipamento havia sido inaugurado há 18 meses

Reservatório da Casan rompido
Reservatório da Casan inaugurado há 18 meses rompe em Florianópolis, causando enxurrada na região continental - Foto: CBM/Divulgação/CSC

Na madrugada desta quarta-feira (6/9), um reservatório de água da Casan, localizado no bairro Monte Cristo, rompeu, resultando em uma enxurrada que afetou residências e veículos nas ruas próximas. O incidente ocorreu por volta das 2 horas da manhã, supostamente devido ao deslocamento de uma das paredes do reservatório.

Como resultado do incidente, várias famílias na área ficaram desabrigadas devido à invasão das águas em suas residências, principalmente na rua Profa. Marieta Barbosa Ribeiro.

Cerca de 2 milhões de litros de água vazaram do reservatório, que era relativamente novo: havia sido inaugurado em março de 2022, na Rua Luiz Carlos Prestes, em frente a um batalhão da PM.

Publicidade

Imagens recentes do Google Street View mostram que o reservatório estava em processo de reforma, com aberturas de fissuras nas laterais, coincidindo com o ponto onde ocorreu o rompimento.

Reservatório novo já estava em reforma
Reservatório novo já estava em reforma – Foto: Street View/Divulgação/CSC

Originalmente projetado para armazenar até 8 mil metros cúbicos de água, o reservatório foi parcialmente destruído, na lateral. A estrutura havia custado ao menos R$ 6,6 milhões (valor do empréstimo da Caixa – o pagamento, feito pelos consumidores, é maior).

Em comunicado oficial, a Casan afirma que o abastecimento de água na região não será afetado pelo ocorrido. Técnicos da companhia, juntamente com o presidente da Casan, estão no local, prestando assistência às pessoas atingidas.

Casas e carros foram destruído pela força da enxurrada
Casas e carros foram destruído pela força da enxurrada – Foto: CBM/Divulgação/CSC

A causa do rompimento do reservatório de água limpa ainda será motivo de investigação e perícia. Por ora a comunidade local está mobilizada para auxiliar as vítimas, que foram pegas de surpresa pela enxurrada no meio da madrugada. Moradores relataram que tiveram que escapar às pressas das residências no meio da forte enxurrada e por pouco não houve afogamentos.

As consequências do rompimento são similares ao incidente na Lagoa da Conceição em janeiro de 21.

Publicidade
COMPARTILHAR