Reservatório da Casan em São José é liberado com ressalvas

Estrutura ainda ficará interditada para melhorias

O Reservatório Irineu Comelli 3, localizado em São José, foi recentemente liberado após a conclusão de um novo laudo técnico que garantiu a segurança da estrutura, porém com necessidade de ajustes. A caixa d’água está interditada desde maio.

Segundo a Casan, o novo laudo atesta que o reservatório não apresenta risco iminente de ruptura, e anunciou que tomará medidas para implementar melhorias recomendadas, incluindo a desativação temporária da estrutura durante o processo.

A confecção desse laudo técnico ocorre em um contexto de intensa fiscalização dos sistemas de abastecimento da estatal, após o rompimento do reservatório novo no Monte Cristo, em setembro de 2023.

Equipes do MPSC e TCE fizeram análise da estrutura em abril
Equipes do MPSC e TCE fizeram análise da estrutura em abril após denúncia de vizinhos sobre vazamentos, diante do temor do rompimento no Monte Cristo – Fotos: MPSC
Publicidade

Em resposta a denúncias de vizinhos sobre vazamentos suspeitos no alto do Centro Histórico de São José, onde fica o reservatório Irineu Comelli, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) intervieram para garantir que as estruturas estivessem em conformidade com os padrões de segurança.

O laudo do Reservatório Irineu Comelli 3, realizado por uma equipe especializada em engenharia, utilizou técnicas avançadas como pacometria e esclerometria para avaliar a integridade da estrutura. Embora tenha confirmado que o reservatório está em conformidade com os requisitos de projeto e suporta as cargas previstas com folga, o relatório indicou a necessidade de ajustes no cobrimento da armadura e tratamento de fissuras para garantir sua durabilidade a longo prazo.

Publicidade
COMPARTILHAR