O reitor Ubaldo Cesar Balthazar visitou o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia nesta segunda-feira (13/7). A audiência ocorreu após a aprovação, em 7 de julho, de uma moção proposta pelo deputado estadual Jessé Lopes, que manifesta repúdio ao reitor, alegando paralisação total da UFSC e criticando a falta de aulas on-line.
Durante a audiência com Garcia, o reitor salientou as ações da UFSC durante a pandemia de coronavírus e reiterou a disposição da instituição em auxiliar Santa Catarina no enfrentamento da doença, inclusive oferecendo sua infraestrutura nos cinco campi.
Ubaldo escreve no ofício que as “ofensas não me atingem apenas como dirigente máximo, eleito pela comunidade e nomeado por ato do ministro da Educação. Ferem-me a honra como cidadão e especialmente como docente titular da instituição há mais de 40 anos. Além disso, repercutem no ataque a cada um dos docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes – estes da educação infantil, do ensino fundamental e médio, da graduação e pós-graduação”.
Ubaldo lista, no documento, o trabalho de docentes, técnicos e estudantes da UFSC na divulgação de medidas de prevenção e combate à Covid-19, como as inúmeras lives, seminários virtuais, vídeos, livros, boletins informativos e eventos on-line. Além disso, ressalta as pesquisas em andamento para vacinas e descobertas como a que identificou o vírus em amostras da rede de esgoto de Florianópolis de novembro de 2019. Ações de solidariedade, cursos abertos à população, capacitação de profissionais de saúde, campanhas informativas, produção de álcool 70º, equipamentos médicos e de proteção individual, entre outras iniciativas foram abordadas na comunicação à Alesc.
+ UFSC e Udesc sobem no ranking de melhores universidades da América Latina
+ UFSC e Udesc afirmam que não há previsão de retorno das aulas presenciais
Julio Garcia garantiu ao reitor que a moção não representa o posicionamento da Assembleia. “Reconhecemos, respeitamos a importância da UFSC e não concordamos com essa moção que foi aprovada”, ressaltou. Garcia disse que fará a leitura do ofício em plenária e dará ciência de seu conteúdo a todos os deputados.