Após duas edições suspensas, a Câmara de São José voltou a promover a entrega do título de cidadão honorário na noite desta sexta-feira (18/3), no Theatro Adolpho Mello, como parte das comemorações de 272 anos da cidade. Cada um dos 19 vereadores pode conceder o título a alguém que não é nascido em São José e que tem uma obra de vida edificante para o município.
Os homenageados em 2022 pela Câmara de São José
Na cerimônia, a presidente da Câmara, Méri Hang, afirmou que a cidade de São José tem uma identidade que se multiplica por muitos rostos. “Hoje os mais importantes são vocês, homenageados. Sintam-se acolhidos. A cada ano que passa, São José se consolida como potência entre as maiores economias. Resultado do trabalho de um povo aguerrido e trabalhador, hoje somos mais de 250 mil habitantes, e continuamos conquistando espaço em setores que trazem desenvolvimento e progresso”, disse a vereadora.
Já o prefeito, Orvino Coelho de Ávila, lembrou que o título de cidadão honorário é como se fosse uma segunda certidão de nascimento. “A honraria do título de cidadania eu comparo com o batismo. Vocês estão tendo hoje, com esse diploma, uma segunda certidão de nascimento, que foi escolhido pelos representantes da sociedade”, discursou.
O representante dos homenageados, Silvinei Vasquez, atualmente diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, lembrou de sua história em São José e ressaltou que todos os reconhecidos têm também uma história de luta merecedora na cidade. “A gente chegou até aqui, pra alguns demorou um pouco, mas chegou, e a partir de agora a gente é josefense porque fomos reconhecidos. Valeu a pena”, declarou o policial, que enalteceu os bons índices de desenvolvimento da cidade.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br