Qualidade da água é adequada em 55% dos rios monitorados em SC

    Maioria dos rios monitorados teve piora nos parâmetros de qualidade da água em dezembro

    Novo boletim sobre o Índice de Qualidade da Água (IQA) em Santa Catarina mostra que 27 dos 40 grandes rios monitorados no estado tiveram piora no último semestre de 2022. Com a variação, o resultado é de 55% dos rios considerados adequados para uso geral (18 abaixo da linha de corte).

    De acordo com a publicação, divulgada nessa semana pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o rio mais limpo de Santa Catarina é em Içara, com IQA 80. Já o rio com a pior avaliação foi no Rio Tijucas em São João Batista, com IQA 50, ainda influência das enchentes na cidade no final do ano.

    O boletim relata que a redução de qualidade nos 27 pontos é principalmente em função ao aumento das concentrações de coliformes termotolerantes nas águas.

    Publicidade

    No geral, dos 40 rios monitorados em SC, 13 obtiveram classificação boa, a maioria (26) ficou na faixa razoável, e um classificado no nível ruim. Nenhum curso d’água atingiu a classificação ótima ou péssima.

    A situação geral da qualidade das águas superficiais dos cursos d’água catarinenses, na avaliação dos dados de dezembro de 2022, indica que 22 pontos monitorados (55%) apresentaram condições de qualidade da água de acordo com os limites estabelecidos pela legislação. Essa proporção dos rios acima dos parâmetros mínimos de limpeza foi mantida de um quadrimestre para outro.

    Índice de qualidade da água dos rios em Santa Catarina
    Índice de qualidade da água dos rios em Santa Catarina: dos 40 monitorados, 22 cumprem parâmetros mínimos (55%) – Imagem: Sema/Divulgação/CSC

    O boletim é resultado de uma coleta de amostras de água entre 13 e 21 de dezembro nas bacias hidrográficas da vertente atlântica – os rios da metade Oeste de SC não são analisados pela SEMA. São avaliados cinco principais parâmetros: cloreto total, coliformes termotolerantes, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e nitrato presente na água. A queda nos índices é relativa entre o terceiro e o quarto boletim anual. Os resultados podem ser conferidos no Painel Qualiágua.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR