Na manhã desta quarta-feira (27/7)a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação Blackout, culminando na prisão de uma quadrilha especializada em furtos a residências.
A investigação, que resultou na expedição de quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, tinha como foco o grupo que fazia furtos em casas em diversas cidades de Santa Catarina.
De acordo com o delegado William Cezar Sales, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São José, os criminosos atuaram tinham como modus operandi um planejamento minucioso antes de invadir as residências. Os criminosos se certificavam de que não haveria moradores no local e, em seguida, desligavam o relógio de luz da casa, deixando todo o sistema de segurança e as luzes apagadas.
Aproveitando-se do ambiente vulnerável, arrombavam as residências e subtraíam diversos objetos de valor, como perfumes, relógios, joias, dinheiro e outros pertences.
Durante a operação, três membros da quadrilha foram presos em flagrante e, com eles, a polícia apreendeu objetos provenientes dos furtos. Após a detenção, os suspeitos foram encaminhados à Central de Plantão Policial de Florianópolis e posteriormente ao presídio.
A operação contou com o apoio de diversas unidades policiais e cooperação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça.