Protocolo “Não se Cale” em Florianópolis e 56 presos em 8 dias

Dia da Mulher tem ações para redução da violência de gênero

O melhor presente para as mulheres, por ora, seria o fim da violência. Algumas ações foram tomadas nesse sentido em Santa Catarina. Nos últimos 8 dias foram presos 56 homens por violência contra o gênero feminino e, na capital, a prefeitura anunciou a implantação de um protocolo de atendimento às possíveis vítimas em baladas.

Em Florianópolis, o protocolo “Não se Cale”, inspirado no espanhol No Callem, destacará o papel dos funcionários dos estabelecimentos noturnos, que serão treinados para prevenir e identificar casos de violência. A adesão é opcional e os estabelecimentos que aderirem receberão um selo da prefeitura.

O treinamento de funcionários de boates, bares, casas de shows e outros locais será para lidar com possíveis ocorrências de violência sexual dentro dos locais e responder à situação, com foco na vítima.

Publicidade

A prefeitura e instituições interessadas farão a capacitação inicial dos funcionários. A partir daí, caberá aos estabelecimentos dar continuidade à capacitação dos novos funcionários, bem como atualizar os antigos a cada 12 meses.

A adesão ao programa ocorreu nesta quarta-feira (8 de março), dia da mulher. Na ocasião também foi assinado um termo de cooperação com o Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT), que atende vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e institui o Programa “Maria da Penha Vai à Escola”, promovendo ações educativas na rede pública municipal de ensino, especialmente para alunos do ensino fundamental, divulgando a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar para a comunidade escolar.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), entre 2021 e 2022 foram registrados mais de 9,2 mil casos de estupro em Santa Catarina, sendo cerca de 6% na capital.

+ Professora de Florianópolis dedica poema à Antonieta de Barros
+ Treinamento gratuito de Krav Maga é oferecido para mulheres em SC

56 presos

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nessa quarta que prendeu 56 homens em flagrante desde 27 de fevereiro por cometerem violências contra mulheres. O dado foi divulgado em composição com a operação nacional “Átria”, comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do 180, que atende todo o território nacional e funciona diariamente, 24 horas por dia, ou pelo 181 da Polícia Civil de Santa Catarina.

Publicidade
COMPARTILHAR