Aproximadamente 1,7 mil proprietários de terrenos baldios foram notificados pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP), para fazer a limpeza das áreas. Uma vez notificada, a pessoa responsável tem 20 dias para regularizar a situação do imóvel.
De acordo com o cadastro imobiliário, 13 mil unidades não apresentam edificações e, segundo denúncias encaminhadas à Ouvidoria, pelo menos 10% apresentam algum tipo de situação de abandono.
Para a prefeitura há uma falta de zelo de alguns proprietários, o que traz prejuízos diretos para comunidade. Em janeiro, a omissão de um proprietário culminou com a demolição de um imóvel no bairro Kobrasol após diversas notificações para colocar o imóvel em ordem.
Os terrenos baldios sem cuidado acabam virando depósito para descarte irregular de lixo, atraindo pragas urbanas, como o mosquito da dengue ou uso do espaço por dependentes químicos.
Ainda conforme a prefeitura, uma nova lei vai piorar as multas para quem não limpar o terreno e nos próximos meses a fiscalização será “endurecida”. Cabe também à prefeitura manter as ruas e calçadas limpas.