Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina que busca compreender e avaliar os efeitos de um programa de atividade física em pacientes que tiveram internação hospitalar para tratamento de Covid-19 busca 40 voluntários para entrar em uma nova etapa. O projeto tem registrado a evolução em pacientes que chegaram debilitados por conta da doença.
Atualmente, 16 pessoas participam de forma voluntária do programa, que tem duração de 24 semanas, divididas em ciclos de diferentes características e intensidades de exercício, respeitando-se a individualidade dos participantes. Metade do grupo frequenta o Centro de Reabilitação de duas a três vezes por semana. A outra recebe orientações de atividade física, a ser realizadas fora da UFSC – o chamado grupo controle.
O programa dura 24 semanas – nas primeiras 12 são dois dias de atividades por semana; depois, três. O professor pretende fechar o grupo de voluntários até agosto, por isso os interessados devem fazer contato o quanto antes pelo e-mail gpec.ufsc@gmail.com ou Whats App (49) 98837-0101/ (49) 99910-1195.