Primeiro hospital municipal de Florianópolis começa a funcionar neste domingo

Multihospital municipal de Florianópolis
Multihospital municipal de Florianópolis, instalado no antigo aeroporto - Fotos: PMF

O Multihospital Floripa, inaugurado pela prefeitura neste sábado (1º de junho), começa a funcionar já no domingo (2/6), oferecendo uma variedade de serviços inovadores para a população de Florianópolis.

Com um investimento significativo de R$ 30 milhões, o complexo é o primeiro hospital municipal de Florianópolis e foi instalado no antigo aeroporto no bairro Carianos, abrangendo mais de 13 mil m² e compreende o primeiro hospital municipal da cidade.

O hospital, operando no regime de Hospital Dia, proporcionará atendimento especializado em procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, bem como exames diagnósticos por imagem e laboratoriais. Serão 7 principais eixos de serviços públicos de saúde ofertados no local.

Publicidade

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, enfatizou: “Estamos promovendo um verdadeiro e significativo avanço para a nossa população. O Multihospital traz uma série de serviços inéditos para Florianópolis e também para Santa Catarina”. O governo do estado também ajudou a investir na unidade. A estimativa é de que sejam feitos mil atendimentos por dia e 500 cirurgias eletivas por mês.

Além do hospital, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebe a maior parte dos serviços que estava na UPA Sul, no Rio Tavares, amplia e agiliza a capacidade de atendimento na região sul da ilha. Segundo o prefeito a UPA Sul ainda continuará por tempo limitado funcionando com a emergência ao lado do Titri, porém como há uma necessidade de reforma do prédio e, por isso, deverá ser em breve fechada.

Protesto

A inauguração do Multihospital neste sábado também foi marcada por confusão. Manifestantes contrários ao fechamento da UPA Sul tentaram entrar, causando tumulto e pequeno conflito com a PM. A prefeitura afirmou que foram convocados por vereadores da oposição. Vídeos mostram a tentativa de entrada barrada pela Guarda Municipal com spray de pimenta. Entre 10 e 20 pessoas participara do protesto.

Publicidade
COMPARTILHAR