Confirmado primeiro caso autóctone de dengue em Florianópolis neste ano

Foram confirmados três casos de dengue - dois de fora do município e um autóctone - e 37 casos suspeitos estão em investigação

imagem em close do mosquito aedes aegypti, que tem manchas brancas listradas

A Secretaria Municipal Saúde de Florianópolis emitiu comunicado que foi confirmado o primeiro caso autóctone de dengue no município em 2019. A confirmação ocorreu na última sexta-feira (1/2). O paciente é homem, 24 anos, mora na região continental do município e passa bem.

Até essa segunda-feira , Florianópolis registrou 155 focos de focos do mosquito Aedes aegyti, sendo que a região continental é a que apresenta o maior número de focos. Foram confirmados três casos de dengue, dois de fora do município e um autóctone. Estão em investigação 37 casos.

Segundo a prefeitura, o Centro de Controle de Zoonose do município já tomou as medidas de proteção ambiental recomendadas. Em toda a cidade há um total de 1.598 armadilhas, que são monitoradas a cada 7 dias, além do trabalho de conscientização da população para auxiliar na eliminação de qualquer recipiente e depósito de água, principais potenciais de criadouros do mosquito.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde explica que desde a última sexta está realizando ações para o bloqueio de transmissão. Na sexta e segunda-feira equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram visitas em um raio de 150 metros a partir da residência e local de trabalho do paciente autóctone para orientar as pessoas e eliminar pontos de água parada.

Agora o CCZ fará a aplicação de larvicida em locais não removíveis e que são criadouros do mosquito. A princípio, a aplicação estava prevista para ocorrer na manhã desta terça-feira (5/2), mas foi adiada. Segundo o CCZ, poderá ocorrer ainda hoje no fim da tarde ou na manhã desta quarta-feira (6).

As cidades de Florianópolis, São José e Palhoça são consideradas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina como infestadas pelo Aedes aegyti.

Publicidade
COMPARTILHAR