No primeiro relatório de balneabilidade fora da temporada de verão neste ano, divulgado nesta sexta-feira (28/4) pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), os índices foram calculados em proximidade com a normalidade, tanto na capital, quanto em toda a costa monitorada.
Os resultados das coletas nos 237 pontos deram que o litoral catarinense está com 73% dos pontos próprios para banho e que as praias da cidade de Florianópolis estão em 80,5%. Esses patamares são próximos da média de balneabilidade que o estado apresentava antes da temporada de verão de 2022 e 2023, iniciada com um episódio intenso de chuvas que derrubaram os índices de limpeza da água e que permaneceram baixos por semanas.
Conforme esse novo relatório, praias da capital, como Jurerê e Ingleses estão totalmente próprias para banho. Canasvieiras também se aproximou desse resultado, porém com um ponto de impropriedade. Algumas praias do Continente também foram consideradas limpas o suficiente, como Itaguaçu, Meio e Saudade. Já a Beira-mar Norte continua totalmente poluída, sem condições de banho.
Durante a temporada de verão, de novembro a março, o IMA divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente.