Policiais rodoviários federais, com apoio da concessionária Autopista Litoral Sul, promoveram nesta quinta-feira (15/8) na BR 101, em São José e Palhoça, uma fiscalização de motos e distribuição de antenas corta-linha de pipa, limpeza de viseira e colocação de adesivos refletivos no capacete.
Durante a manhã a ação aconteceu em São José, com a distribuição de 30 antenas. À tarde a ação foi realizada em Palhoça com a distribuição de mais 20 antenas.
Depois de passar pela fiscalização padrão, que verificou documentação e itens obrigatórios de segurança de piloto e veículo, os motociclistas receberam gratuitamente a antena corta-linha. O acessório foi instalado na hora na motocicleta e vai proteger contra as pipas com linha de cerol. A ação é um desdobramento da morte de Josiane Marques, atingida por uma linha de pipa na Via Expressa.
Segundo a PRF, todos os dias motociclistas se envolvem em acidentes, e independente da culpa ser do motociclista ou de terceiros, devido à vulnerabilidade deste tipo de veículo, os ocupantes da moto são sempre as vítimas.