A previsão do tempo aponta a influência de uma frente fria em Santa Catarina, provocando chuvas até sexta-feira (3/6). Confira como fica o clima para a amanhã e os próximos dias no estado, conforme estimativa da Defesa Civil de Santa Catarina.
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (30/05)
Na segunda-feira (30), a frente fria se afasta em direção ao oceano mas segue influenciando as condições de tempo em Santa Catarina, junto a demais instabilidades atmosféricas. Pela manhã, ainda chove fraco nas áreas de divisa com o RS, mas no decorrer do dia a precipitação se concentra entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais isolados (descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo) e a chuva pontualmente intensa (alagamentos e deslizamentos). Os ventos sopram de quadrante sul, com intensidade fraca a moderada. Nas áreas litorâneas da Grande Florianópolis e Litoral Norte, as rajadas podem passar dos 50 km/h.
PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (31/05)
O tempo segue instável em Santa Catarina na terça-feira (31), especialmente nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte, onde o céu fica encoberto e chuvas fracas ocorrem ao longo do dia. Nas demais regiões, o dia fica nublado. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram predominantemente de leste, com intensidade fraca a moderada. Nas áreas litorâneas, rajadas de vento sul de até 50 km/h podem ser observadas. O dia amanhece com temperaturas abaixo de 10°C do Extremo Oeste ao Planalto Sul, com mínimas próximas a 0°C na serra catarinense. À tarde, a presença de nebulosidade mantém as máximas amenas em toda SC, entre 10°C e 15°C do Meio-Oeste ao litoral.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre quarta (01) e quinta-feira (02), as instabilidades aumentam sobre SC, o que intensifica a chuva principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Norte. O tempo encoberto contribui para manter as temperaturas amenas e com baixa amplitude térmica durante o período diurno, aumentando a sensação de frio.