Os presidentes dos poderes legislativos municipais da Grande Florianópolis uniram-se para reivindicar pautas de abrangência regional. Nesta terça-feira (7/3) o grupo teve sua segunda reunião, na Câmara de São José.
Como principais pautas para nortear o grupo está a mobilidade urbana, como o contorno viário da Grande Florianópolis e uma solução para o transporte coletivo, além de saneamento, segurança e assistência social.
De acordo com o presidente da CMSJ, Matson Cé, a iniciativa é suprapartidária e visa entregar resultados à população: ” Algumas questões nós vamos partir pro legislativo estadual e federal. Vamos procurar o governo do estado. claro, o objetivo é que possamos interagir com os prefeitos, porque o legislativo e o executivo municipal têm que caminhar juntos, para que as ações possam sair em conjunto. Vamos buscar todas as forças, porque aqui a gente não quer protagonismo, a gente quer trabalho, entregar um resultado para a população.”.
Nesta terça-feira, na Câmara de São José, estiveram reunidos os presidentes e representantes de 10 cidades: Garopaba, Paulo Lopes, Anitápolis, Angelina, Antônio Carlos, Canelinha, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Florianópolis e São José.
Conforme expôs o presidente da câmara de Florianópolis, João Cobalchini, propositor da união, a ideia é dar um peso maior para a influência de cada câmara com a junção da articulação política. “Nossa responsabilidade vai além do que um vereador comum trabalha, nossas preocupação agora vão para o nível regional”.
Está marcada para 23 de março a primeira visita do grupo à obra do contorno viário, para conferir o andamento e se o prazo poderá ser cumprido (dezembro).
Posteriormente o grupo de presidentes deve se reunir com o governo do estado por demandas que necessitam de um apoio, com o atendimento nos hospitais da região. Na reunião desta terça foi falado novamente sobre a necessidade de se descentralizar os serviços do SUS da capital para outra parte da região.