Prefeituras da Grande Florianópolis arrecadam mantimentos para atingidos pelas chuvas

    Doações de mantimentos na Grande Florianópolis
    Doações para pessoas atingidas podem ser entregues em vários pontos organizados pelas prefeituras - Foto: PMP/Divulgação/CSC

    As prefeituras da Grande Florianópolis organizaram arrecadações de mantimentos para as milhares de pessoas atingidas pelas chuvas durante a semana, que causaram muitos estragos na região. Confirma como ajudar por cidade.

    SÃO JOSÉ

    Quem quiser colaborar no auxílio aos desabrigados pela chuva, a prioridade do momento são itens de limpeza e de higiene. A força tarefa, deflagrada pela Prefeitura de São José, segue arrecadando os donativos no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Beira-mar. A coleta é realizada das 8h às 20h. Neste sábado os voluntários estão recebendo os materiais no local.

    No Cati, o trabalho de triagem, embalagem e remessa do material é intermitente. Sob o comando da primeira-dama, Sandra Mikulski, as equipes trabalham para garantir amparo às famílias. Os mantimentos estão sendo encaminhados aos abrigos. Também a Guarda Municipal de São José pode ser acionada no telefone 153 pelos que desejam colaborar, mas não têm como trazer o material para o ponto de arrecadação. A Guarda Municipal vai até o endereço e recolhe a doação.

    FLORIANÓPOLIS

    Publicidade

    Atendendo com doações espontâneas as famílias atingidas pelas chuvas, a rede solidária Somar Floripa, segue neste sábado (3), das 8h30 até às 13h e das 14h às 17h, e no domingo (4) das 9h às 12h, com a campanha de arrecadação de materiais de limpeza, água potável e alimentos não perecíveis preferencialmente. Quem tem donativos pode levar as doações na sede da Fundação Somar, em Santo Antônio de Lisboa, na Rua Padre Lourenço R. de Andrade, nº180.

    PALHOÇA

    Com o objetivo de ajudar as pessoas impactadas, a Prefeitura de Palhoça está coordenando um trabalho de coleta de doações. Os donativos podem ser deixados em quatro locais: no salão da capela São Tomé, no Passa Vinte; na Faculdade Municipal de Palhoça, na Ponte do Imaruim; no colégio Padre Vicente Ferreira Cordeiro, na Pinheira; e no colégio Caic, também no Passa Vinte, um dos três abrigos organizados pela Prefeitura para receber os desabrigados – cerca de 530 pessoas passaram a última noite nos abrigos instalados no Caic, na escola do Frei Damião e na Associação Laura dos Santos, no Brejaru. Cobertores, roupas, calçados e água mineral estão entre os itens de maior necessidade. Após o processo de triagem, os artigos doados serão encaminhados para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

    BIGUAÇU

    As pessoas que quiserem e tiverem condições de contribuir, podem fazer doações e entregá-las no Pró-Cidadão, bairro Centro, ou no Recanto da Criança e do Adolescente (RECRIA), na Praia João Rosa. Quem tiver interesse em fazer parte do time de voluntários, deve entrar em contato com os telefones (48) 99108-9953 e (48) 3094-4128.

    SANTO AMARO

    As doações para a cidade de Santo Amaro da Imperatriz pode ser feitas em contato com a a prefeitura pelo número  48 98406-0811.

    DEFESA CIVIL ESTADUAL

    A Defesa Civil de Santa Catarina está prestando apoio aos 30 municípios que declararam situação de emergência em decorrência das chuvas. Foram entregues milhares de kits de ajuda humanitária, como alimentos, cobertores, material de limpeza e higiene. A DCSC orienta que as doações devam ser feitas com os órgãos municipais.

    EMPRESAS

    Algumas empresas também estão organizando suas campanhas de doação de alimentos e kits de higiene. O Fort Atacadista doou 400 kits às famílias em Palhoça. A faculdade Unisul organiza arrecadação em suas unidades na Grande Florianópolis, assim como a FG, em Balneário Camboriú.

    ICOM

    O Instituto Comunitário de Florianópolis (Icom) está arrecadando doações em dinheiro para apoiar famílias atingidas pelas fortes chuvas na Grande Florianópolis. Uma conta exclusiva foi criada para essa ação em um fundo emergencial. As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, a partir de R$5, pela plataforma Doare.

    Publicidade
    COMPARTILHAR