Está proibida a visitação em casas geriátricas (ou asilos) em Florianópolis desde segunda-feira (27/4). A medida da prefeitura visa evitar o contágio por coronavírus dos idosos que moram nesses locais, do setor particular ou conveniados com o poder público.
Florianópolis tem 42 casas geriátricas. São 204 idosos em instituições conveniadas com a prefeitura e 888 em entidades particulares.
A visitação de familiares e amigos às instituições de longa permanência para idosos é permitida somente caso o idoso residente nesses locais, esteja em situação de risco de morte. Essa proibição não se aplica à profissionais de socorro médico em situações de emergência.
Um dos artigos do decreto número 21.506 orienta que os familiares dos idosos acolhidos e os asilos providenciem, em conjunto, meios tecnológicos alternativos que viabilizem a comunicação à distância enquanto o período de visita presencial estiver suspenso.
Nos casos de admissão de novos residentes, poderão ser admitidos somente idosos que não apresentam nenhum sintoma da Covid-19. Ao ser admitido, o novo residente deverá deve ser acomodado em quarto individual e permanecer quatorze dias sem contato direto com os demais.
Todos os funcionários das instituições devem respeitar um rigoroso isolamento social quando estiverem fora da instituição, para evitar exposição à possível contaminação pela Covid-19.
O decreto 21.506 pode ser consultado na íntegra neste link, no diário oficial do município de 27 de abril de 2020. A cidade já teve 395 casos de coronavírus confirmados até terça-feira (28/4).