Em uma ação conjunta entre a Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Comcap, a Prefeitura de Florianópolis realizou nesta sexta-feira (20/8) a demolição total de duas das três edificações localizadas nas dunas da Praia dos Ingleses.
As construções – um restaurante, um chalé e uma casa – foram interditadas e condenadas pela Defesa Civil Municipal por conta do avanço das dunas, que comprometeu as estruturas e ocasionou risco de demolição. Durante a semana houve desabamento de parte de uma das casas. A casa será demolida na segunda-feira, finalizando a ação.
Os imóveis, que eram acessados pela Servidão Fermino Manoel Zeferino, e construídos em área irregular, foram monitorados pela Defesa Civil Municipal há mais de um mês, e a primeira edificação foi interditada no início de julho. Após as interdições, a Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social ofertaram apoio aos proprietários e/ou moradores, como hospedagem em hotel e retirada dos móveis de dentro das residências.
Na quinta-feira (19) a prefeitura auxiliou a última moradora que ainda tinha bens materiais em uma das casas a esvaziar o local.
Depois da demolição a Defesa Civil continuará monitorando o avanço das dunas, fará a realocação da areia e iniciará processo de intervenção natural com vegetação, buscando minimizar a movimentação da areia.