Reunião na quinta-feira (6/4) entre a prefeitura e skatistas definiu regras sobre a prática do esporte no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.
Na segunda-feira (3) a prefeitura instalou placas de “proibido andar de skate” na área pública, causando revolta nos esportistas. Na terça, em vídeo nas redes sociais, o prefeito, Topázio Neto, explicou que o problema é a danificação dos bancos, mas que estava aberto ao diálogo.
Nessa quinta Topázio recebeu skatistas em seu gabinete para conversar e definir regras de uso, de modo a evitar a danificação do mobiliário urbano. Ficou definido que a proibição ao esporte no local será noturna e que os bancos receberão reforço para evitar a quebra da madeira.
Segundo a prefeitura nos próximos dias as placas de proibição serão para a permissão da prática das 19h30 às 6h30 da manhã. A questão do horário foi definida por conta do grande fluxo de pedestres. A ideia é evitar acidentes. Além disso, a Prefeitura vai iniciar a troca do material dos bancos, que atualmente é de madeira. Estão sendo estudadas alternativas técnicas para que seja possível fazer manobras de skate sem depredar o mobiliário.
Durante a reunião, que contou com a presenta do medalhista olímpico Pedro Barros, o prefeito Topázio apresentou aos representantes do skate as pistas da modalidade que a prefeitura está construindo nos bairros. Duas delas de street: no Abraão e na Trindade. A pista de Skate da Trindade, que será a maior da cidade, já está em fase final e deve ser entregue no final de abril.