A Prefeitura de São José retoma uma iniciativa inédita na região com a construção do condomínio popular Vista Bela, composto por 96 apartamentos novos, cada um com 50m². Destes, 64 serão destinados a famílias do Loteamento Benjamin, enquanto os outros 32 serão para famílias de baixa renda selecionadas na região de Potecas.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila destaca a importância da entrega de moradias para famílias necessitadas, enfatizando o compromisso da administração em enfrentar desafios habitacionais. Em suas palavras, “Um dos grandes gargalos, uma grande fratura exposta, é a moradia de qualidade para as pessoas, especialmente aquelas que mais precisam. São José está sendo, em termos recentes, pioneira em conseguir entregar apartamentos para essas famílias”.
O prefeito faz um recado para os futuros moradores: “Eu só espero de que quem, as 96 famílias que vierem morar aqui, ajudem a cuidar. Cuidem, que a gente sempre acha que quando a coisa vem meio fácil, não precisa cuidar. Daí é que precisa cuidar”, afirmou.
O vice-prefeito, Michel Schlemper relembra o trabalho para a retomada da construção: “A prefeitura fez todo o processo burocrático de retomada de contrato da obra junto ao governo federal. Investiu praticamente quase 9 milhões de reais dos contribuintes para poder concluir essa obra”. O condomínio ficou com a obra parada ainda em fase inicial entre 2008 e 2022, quando a prefeitura retomou a execução. Outros R$ 12,4 milhões foram investidos pelo governo federal.
A previsão é que o condomínio seja inaugurado no final de março, oferecendo casas gratuitas para as famílias. Schlemper destaca a importância de garantir moradias de qualidade. O vice-prefeito afirma: “Estamos num trabalho de fiscalização para combater a invasão, mas ao mesmo tempo procurando avançar na questão de moradia popular, de habitação social, para também buscar oportunidades dessas famílias.”
Os apartamentos são divididos em quatro blocos com quadro andares, têm piso de porcelanato e dois dormitórios, com um banheiro. O condomínio tem amplo estacionamento, além de salão de festas, horta e parquinho. Quem entrar, vai ganhar a escritura pública completa do apartamento em seu nome. A prefeitura ainda vai auxiliar na composição da organização do condomínio para efetuar a entrega total e deixar o local para os novos moradores.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br
Acompanhe mais notícias de São José em nossos canais