A Prefeitura de São José abriu uma consulta pública para contratar um parceiro privado responsável pela instalação, operação e manutenção de usinas solares para compensar o consumo energético dos órgãos municipais.
A PPP terá prazo de 25 anos e deve significar mais de R$ 21 milhões em investimento privado, segundo o estudo de viabilidade elaborado em cooperação técnica entre a prefeitura e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Durante 30 dias, os documentos referentes ao projeto estarão disponíveis no site da prefeitura para sugestões. A iniciativa prevê que o projeto será dividido em três lotes, com potências nominais de 3,75 MW, 5,83 MW e 6,26 MW, respectivamente.
Com a implantação das usinas, a energia produzida será compensada através da rede da companhia energética, podendo gerar mais de 45% de economia na tarifa a longo prazo, dependendo das condições climáticas. O prefeito, Orvino Coelho de Ávila, destaca que o projeto será pioneiro em Santa Catarina entre os órgãos governamentais.