O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, assinou nesta quarta-feira (9) a ordem de serviço para obra de alargamento da metade sul da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha.
O alargamento dos Ingleses vai contemplar o trecho de 2.870 metros com a faixa de areia mais estreita, que vai do canto Sul, onde ficam as dunas, até cerca de 500 metros antes da foz do Rio Capivari. Atualmente, essa faixa é de cerca de 20 metros, na área da foz do rio, enquanto, no Canto Sul, inexiste em alguns pontos. O projeto prevê largura de 45 metros ao final das obras, e de 35 metros após a conformação feita pela maré.
Topázio considera que a obra é importante por dois motivos: além de contribuir com o turismo da alta temporada, deixa um benefício permanente para o bairro mais populoso da cidade.
“As obras de alargamento em balneários movimentados, como é o caso das praias do Norte da Ilha, são investimentos pagos com o tempo. Pelos estudos realizados e experiência adquirida em Canasvieiras, o desenvolvimento econômico pagará o investimento nas obras, que geram emprego e renda, além de proporcionar maior qualidade de vida e lazer para moradores e turistas”, afirma Topázio.
Segundo a prefeitura, a obra vai começar nos próximos dias, com execução pela mesma empresa que fez o alargamento de Canasvieiras, a DTA Engenharia Ltda. Conforme o secretário de Infraestrutura da capital, Valer Gallina, a empresa diminuiu em 30% o custo previsto, passando de R$ 26 milhões para R$ 18,8 milhões.
Ao todo, a área a ser trabalhada vai receber um volume de 462 mil m³ de areia a ser retirada de jazida submarina que fica a mil metros de distância da orla e que tem a mesma coloração e tamanho de grãos da areia dos Ingleses.
Alargamento de Jurerê
A prefeitura prevê o alargamento da Praia de Jurerê em 2023, em toda a extensão (3,38 km). O projeto é para que a orla, que também não tem mais areia em alguns pontos, fique com uma largura uniforme de 45 metros, inicialmente, e de 30 a 35 metros depois da acomodação da maré.