Prefeito Orvino destaca vacinas e programa econômico como metas para 2021

prefeito orvino coelho de ávila usa máscara e terno; ao fundo área verde - entrevista
Iniciando sua gestão na pandemia, prefeito diz que “há pouco a comemorar” nesse aniversário de São José, mas projeta dias melhores com vacinação e plano econômico - PMSJ/Divulgação/CSC

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), é otimista e cauteloso com a situação da cidade. Assim como em muitos locais, São José cruza uma fase de recrudescimento da pandemia, com sobrecarga dos serviços de saúde. Ao mesmo tempo o prefeito já procura alinhar uma nova orientação econômica com o programa Avança São José, principal aposta, junto com a vacinação, para pôr a economia municipal nos trilhos.

+ São José comemora 271 anos em meio às restrições da pandemia

Correio SC – Como o senhor avalia o início de gestão, em meio à pandemia?
Orvino Coelho de Ávila –
É um momento difícil, que a gente não tem muita coisa para comemorar, mas é importante a experiência nessas horas para a gente fazer tudo aquilo que pode para minimizar a dificuldade na vida das pessoas. É um momento que a vacina é fundamental, é importantíssimo, temos que alcançar esse objetivo, sem esquecer do emprego e renda, esperamos que a gente consiga passar isso o mais depressa possível.

Publicidade

Correio – Sobre a prioridade de vacinas, a intenção direta de compra da Sputinik, o senhor acredita que vai dar resultado?
Orvino – Esperamos que sim, reservamos os recursos e a gente tem que ser esperançoso. Já fizemos dois protocolos de intenção, que estão em andamento, estamos preparados, já temos inclusive lei da câmara e esperamos que a gente tenha a quantidade que é necessária. Equipe nós temos, agora é só ter a vacina e espero que a ciência, que não tem medido esforços, dê uma resposta o mais rápido possível porque acho que só dessa maneira a gente vai estancar o mal que estamos vivendo nos dias de hoje.

Correio – Qual o planejamento para este ano?
Orvino – Estamos trabalhando no sentido de fazer um plano de recuperação, muito bem coordenado pelo secretário de desenvolvimento econômico, Marcelo Fett (Pág. 7), que é no sentido de desburocratizar a máquina, facilitar ao cidadão. Já tomamos medidas e estamos vendo resultados, temos que estar preparados para estes novos tempos, para esse novo normal e consequentemente acho que a desburocratização e informatização vão dar condições ao empreendedor ou o empresário que tem passado por tantas dificuldades.

+ Avança São José: secretário explica o plano de retomada econômica

Correio – São José é uma cidade que está no coração da região metropolitana e uma pandemia atravessa esses limites geopolíticos e exige essa articulação maior na região. Como está essa articulação com os municípios e com o governo do estado?
Orvino – Temos conversado com o governo do estado, através da Casa Civil e Secretaria da Saúde. É hora de somar esforços, hora de unir forças para que o problema fique o menor possível. Quem vive na região, todos os problemas são comuns a todos os municípios, e em tempos normais já precisa ser tratado em conjunto, então em tempos de guerra que estamos vivendo hoje, mais do que nunca a união é necessária. É lógico que não é fácil tomar posição e também cumprir as coisas. A gente entende que mais do que nunca é hora de nos ajudarmos.

Correio – Como está o atendimento na saúde básica do município diante dessa pandemia?
Orvino – Está no limite, temos 12 leitos na UPA e sempre lotado, roda pouco. O que gastava em oxigênio em 15 dias hoje se gasta em quatro horas, mas está bem preparado, temos uma equipe de primeira, de ponta, que não tem medido esforços para fazer um bom trabalho. Temos o Hospital Regional, que temos acompanhado de perto junto com a equipe da saúde, no sentido de ajudar no que for possível, e o hospital da Unimed. É muito importante que a população nos ajude, se conscientize que é grave, que não é brincadeira, está cada vez pegando os mais jovens, tem pacientes de 27, 30 anos intubados.

Correio – Para o aniversário da cidade, que recado o senhor pode deixar para a população de São José
Orvino – Recado de esperança, de que dias melhores vão vir, sempre que se passa por algo pesado, algo de bom está por vir. São José é um santo protetor, um santo que agrega que acolhe e que sejamos todos acolhidos e que nos cuidemos para que a gente possa o mais rápido possível passar essa fase pesada e que em 2022 seja um novo momento de alegria e prosperidade. Depois de uma catástrofe que estejamos preparados para tocar como deve ser tocado, que cada um faça um pouquinho, tudo passa, as coisas boas passam e as ruins também, e vamos nos cuidar e nos ajudar, isso é importante, uma mensagem de fé, esperança, de carinho e compreensão a todos.

Publicidade