Gaeco prende prefeito de Barra Velha em operação contra fraudes em licitações

    Douglas Elias da Costa
    Douglas Elias da Costa (PL) está entre os 8 detidos pelo grupo de combate à corrupção - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

    Na manhã de hoje, foi deflagrada a Operação “Travessia” no litoral norte de Santa Catarina, com o cumprimento de 8 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão. Entre os detidos está o prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL).

    A ação, autorizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, visa desarticular uma organização criminosa envolvida em corrupção e fraudes em licitações municipais.

    A operação é resultado de um processo investigatório criminal em andamento na Subprocuradoria Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público, com apoio do Grupo Especial Anticorrupção (Geac), Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça local.

    Publicidade

    As investigações, iniciadas em fevereiro de 2023, apontam para a prática de supostos crimes de corrupção, envolvendo agentes públicos e empresários, especialmente no contexto de execução de obras públicas. A deflagração da operação teve a colaboração da Polícia Científica, e os presos serão conduzidos ao Juízo para audiência de custódia. A investigação permanece em segredo de justiça.

    O Gaeco é uma força-tarefa voltada para a identificação, prevenção e repressão a organizações criminosas. Por sua vez, o GEAC, formado por membros do Ministério Público de Santa Catarina, atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, priorizando casos de maior gravidade ou complexidade.

    Publicidade
    COMPARTILHAR