Prazo para o alistamento militar vai até 30 de junho

Jovens nascidos em 2007 precisam se alistar online ou presencialmente, na Prefeitura de São José

Foto: PMSJ/Divulgação

A Junta de Serviço Militar (JSM) de São José convoca todos os jovens nascidos em 2007 para o alistamento militar obrigatório. O prazo começou em janeiro e vai até 30 de junho deste ano. Portanto, os jovens devem se atentar às datas para evitar problemas futuros.

Todos os jovens do sexo masculino precisam se alistar. Caso não cumpram a obrigação, enfrentarão várias consequências. Por exemplo, quem não se alistar ficará impedido de obter passaporte, se matricular em universidades, ocupar cargos públicos ou registrar a carteira de trabalho. A secretária militar, Marina Ludwig, destaca que o descumprimento pode trazer sérias penalidades.

Como realizar o alistamento

Os jovens podem realizar o alistamento de duas formas: online ou presencial. Primeiramente, quem optar pelo alistamento online deve acessar o site oficial alistamento.eb.mil.br e preencher o formulário digital. Se preferir, o atendimento presencial ocorre na JSM de São José, localizada na Avenida Acioni Souza Filho, 403, no térreo da prefeitura. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Publicidade

Além disso, os jovens precisam apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência atualizados, que podem estar em nome próprio ou dos pais. Para obter mais informações, basta entrar em contato pelos telefones (48) 3381-0062, (48) 3381-0063 ou (48) 3381-0065.

Processo de seleção

Após o alistamento, os jovens passam para o processo de seleção, que ocorre em setembro. O resultado sai em dezembro. Em fevereiro do ano seguinte, alguns jovens serão convocados para uma segunda seleção. O serviço militar dura 12 meses, com atividades nas Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Vale lembrar que a obrigação começa no primeiro dia de janeiro do ano em que o jovem completa 18 anos e segue até 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos.

Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
  • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

 

Publicidade
COMPARTILHAR