Um ataque de hacker contra a empresa Ultrapar, distribuidora de combustíveis Ipiranga, na segunda-feira (11/1) afeta postos de gasolina em diversas regiões do país, incluindo a Grande Florianópolis.
Para se proteger, a companhia interrompeu preventivamente os sistemas, o que gerou uma reação de desabastecimento na cadeia. Segundo nota de fato relevante, o conglomerado de empresas trabalhava em regime de contingência na terça-feira.
Com o sistema de pedidos de combustíveis afetado, os postos da região da capital não puderam fazer novas solicitações de caminhões-tanque, gerando desabastecimento. Para resolver a situação, a Ultrapar passou a receber pedidos em sistema paralelo para atendimento à demanda a partir da base de Itajaí, mais robusta do que a de Biguaçu, que normalmente atende a Grande Florianópolis.
A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informou na terça que recebeu informações da distribuidora Ipiranga, que estará restabelecendo o seu sistema de informática. “Os pedidos e faturamento da revenda embandeirada estão sendo retomados com lentidão. A normalização do sistema ocorrerá hoje (13/01) ao longo do dia”, diz a entidade.