Nesta quinta-feira (05/12) a Prefeitura de Porto Belo, em parceria com a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP), inaugurou a primeira etapa dos Molhes do Rio Perequê e o Molhe do Rio Perequezinho. O evento, que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, representa um marco importante para a cidade. Com isso, os molhes não só oferecem novos espaços de lazer e turismo, mas também contribuem para a melhoria ambiental da região.
Primeiramente, a ACIP foi responsável pelo projeto e pelo licenciamento ambiental dos molhes, além de financiar a execução da obra. As empresas associadas investiram R$ 13 milhões, por meio de substituição de outorga onerosa ao município. Assim, o investimento fortalece a parceria entre os setores público e privado e traz benefícios diretos para Porto Belo.
O Molhe do Rio Perequê é composto por três estruturas. O molhe principal, com 360 metros de extensão, o molhe secundário, com 200 metros, e o terceiro, com 65 metros. Juntas, essas estruturas formam uma dársena, contribuindo para a melhoria da qualidade da água, a redução dos efeitos das marés e o aumento da vazão do rio. Dessa forma, já é possível perceber, tanto pelos moradores quanto pelos turistas, que a água do Balneário Perequê está mais limpa, e a orla mais agradável.
“Hoje, inauguramos uma obra de grande impacto ambiental, turístico, econômico e social. Além de transformar a orla, os molhes desempenham um papel essencial como ferramentas turísticas para o município”, destacou Maycol Marini, presidente da ACIP.
Molhe do Rio Perequezinho
No lado sul da praia, a construção do Molhe do Rio Perequezinho foi concluída após três meses de trabalho. Com 135 metros de comprimento e 3 metros de largura, a obra teve como objetivo estabilizar a foz do rio e aumentar a vazão das águas. Além disso, o projeto incluiu o desassoreamento do leito do rio, com a retirada de sedimentos ao longo de 200 metros. Consequentemente, a obra contribui para melhorar o escoamento das águas e a limpeza da área.
“Este é um sonho realizado, especialmente para o turismo. Os molhes são fundamentais para a limpeza das praias e do canal do Rio Perequê. Sem dúvida, a parceria público-privada foi um grande acerto”, afirmou o prefeito Joel Lucinda.
Parceria com a ACIP
A parceria entre a Prefeitura de Porto Belo e a APCI tem se mostrado cada vez mais eficaz. Baseada na Lei Complementar Municipal nº 212/2023, essa colaboração permite que as empresas da construção civil financiem obras públicas por meio de outorga onerosa. Com isso, o modelo tem gerado resultados concretos e impactantes, como a construção dos molhes, que representam um grande avanço para a cidade.
Fundada em 2019, a ACIP representa as empresas de construção e incorporação de Porto Belo. Atualmente, com 47 associados, a entidade contribui para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade. Dessa forma, a ACIP continua a desempenhar um papel central no crescimento de Porto Belo, sempre priorizando o bem-estar dos moradores e turistas.