Policiais da Dpcami são homenageadas pelo enfrentamento à violência doméstica

na câmara de vereadores, duas mulheres em pé falam; vereadora meri de um lado observa; e de outro um homem de terno. algumas pessoas sentadas na frente
Fotos: CPE-SME/PMSJ/Divulgação

A violência contra a mulher é produto de um sistema complexo e está enraizada nas mais diferentes culturas, perpassando por questões sociais, políticas, econômicas, históricas e individuais. Por sua natureza multifacetada e de consequências devastadoras, é um tema que precisa ser cada vez mais discutido e desmistificado, necessitando de metodologias inovadoras no seu enfrentamento.

Com esse entendimento, a DPCAMI (Delegacia de Proteção da Criança, adolescente, Mulher e Idoso de São José) abraçou o “Projeto Espelho Meu” – Prevenção da violência doméstica – por meio de ensaios fotográficos com mulheres que sofreram violência doméstica no Município de São José. O seu desenvolvimento acontece em três etapas, com término previsto para novembro. O objetivo principal é promover a reflexão, denúncia, prevenção, atenção e combate à violência contra a mulher por meio da linguagem fotográfica, enquanto forma de expressão artística capaz de mediar a realidade.

Desta forma, o uso da fotografia enquanto representação de mundo pode ser considerada uma rica ferramenta para o enfrentamento da violência de gênero, proporcionando uma reflexão a respeito da autoimagem e autoestima das mulheres, bem como uma ressignificação das experiências vivenciadas.

Publicidade

Como reconhecimento, em 12 de setembro a Câmara Municipal de São José fez uma homenagem, com a entrega da Moção de Congratulações e Aplausos aprovada por todos os vereadores, em reconhecimento às pessoas envolvidas, entre elas a Delegada de Polícia Juliana Oss Dallagnol Menezes, a Psicóloga Policial Civil Clarissa Moreira Enderle e a Agente de Polícia Civil Eleide Eli Brito, da DPCAMI, idealizadoras do projeto, com a contribuição de Fernanda Cristina Segatto – Psicóloga Clínica.

Também foram agraciados com a Moção pelo admirável trabalho humanitário e voluntário, a Escola Câmera Criativa – Escola Catarinense de Fotografia e Arte – representada pelos Fotógrafos Radilson Carlos Gomes e Luila Vômero, além do professor e Fotógrafo Victor Hugo Silva e a Escola Profissional de Campinas, que integra a Rede Municipal de Ensino de São José, representada pelo Diretor Luís Antônio de Aguiar, Edi Silva Foppa – Professora/Artesã de Corte e Cabelo e Rachel da Silva – Professora/Artesã de Manicure, destacando também a participação da Secretaria Municipal de Educação.

Eleide Brito agradeceu a presença de todos acentuando a importância de se acreditar que é possível levar uma ideia adiante e vê-la se concretizando. “Conseguimos mudar uma realidade com um pouco da participação de cada um de nós, aprendemos que podemos fazer a diferença na vida de alguém, pois somos um grupo dedicado a uma causa maior”.

Para a psicóloga Clarissa é muito bom poder contar com o apoio de todos. “Esse é um reconhecimento ao trabalho de uma equipe, na demonstração de que há união no enfrentamento à violência doméstica, com ênfase na superação de pessoas que concordaram em dividir suas histórias de sofrimento e dar o primeiro passo para seguir em frente e mostrar que é possível reverter à situação. Citou a Lei Maria de Penha”.

Como propositora da Moção, a Vereadora Méri Terezinha de Melo Hang, incentivadora da implantação da Delegacia da Mulher em São José, concretizada em dezembro de 2010, salientou o trabalho realizado, primordial para a cidade de São José, pois mulheres, idosos, crianças e adolescentes têm onde buscar apoio. “O Projeto trouxe esperança para muitas mulheres que agora tem outra oportunidade de vida, sendo a fotografia uma forma de trazer empoderamento para a superação dos momentos difíceis”.

Na conclusão do projeto será realizada uma seleção das imagens e entrega de caixas individuais, contendo as fotografias impressas, que serão entregues a cada uma das participantes. Será também confeccionado um material coletivo com fotos escolhidas pelo grupo, destinadas a compor uma exposição fotográfica, a serem realizadas em diferentes espaços públicos, tais como o Hall do Centro Administrativo da Prefeitura de São José, Secretaria de Segurança Pública, entre outros.

todo o grupo que participou da cerimônia posa para a foto na mesa diretora da câmara mostrando os certificados
O grupo homenageado pela Câmara de Vereadores de São José – Foto: CPE-SME/PMSJ/Divulgação

“As fotografias também serão disponibilizadas em sites e veículos de comunicação, bem como o vídeo com os depoimentos, consistindo em um documentário”, explica Eleide Brito.

Às mulheres corajosas, que ao sofrerem violência doméstica sentem a vergonha de ver sua frágil situação exposta, e que tomam a decisão de encerrar esse capítulo nas suas vidas, devem ter ciência de que há muita gente lutando para exterminar a cultura do preconceito e dos rótulos que intimidam.

A DPCAMI de São José fica na R. Adhemar da Silva, 1135, Kobrasol, telefone: (48) 3357-5418.

Publicidade
COMPARTILHAR