Polícia desarticula quadrilha que aplicava golpe da tela aberta

    A Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão preventiva na sexta-feira (27/8) contra integrantes de uma quadrilha especializada no chamado golpe da “tela aberta”. Em menos de uma semana, os criminosos atuaram em 10 municípios catarinenses, em 29 agências bancárias, fazendo 7 vítimas. Os dois homens responsáveis pela aplicação do golpe foram presos preventivamente em Jaraguá do Sul.

    Os presos integram uma quadrilha responsável pela prática de golpes em todo o Brasil e são investigados pela prática dos crimes de furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

    No golpe da “tela aberta”, o golpista oferece ajuda no autoatendimento da agência bancária e, com o auxílio de um comparsa e engenharia social bem elaborada, obtém a confiança da vítima para acompanhar a liberação da tela, observando a senha utilizada.

    Publicidade

    Em seguida, desvia o cliente para outro terminal, permitindo que o segundo criminoso se utilize da operação iniciada para realizar transferências de valores para outras contas. Para a variação da modalidade do golpe, os golpistas ainda aplicam pequenos adesivos no leitor biométrico do terminal de autoatendimento para que a vítima não conseguisse concluir a sua operação bancária na primeira tentativa.

    Publicidade
    COMPARTILHAR