A Polícia Civil, por meio da 4ª DECOR, deflagrou a Operação “Cartas Marcadas” para investigar fraudes em licitações na Comarca de Tijucas. A investigação focou, principalmente, na licitação para a reforma da Escola Professora Ondina Maria Dias, com um orçamento de 4 milhões de reais.
A empresa vencedora apresentou documentos falsos sobre vínculos familiares com servidores públicos. O proprietário é irmão de um servidor da Secretaria de Educação, responsável por analisar licitações. Além disso, o engenheiro civil envolvido é filho do ex-secretário de obras de Tijucas.
Assim, servidores públicos, incluindo a presidente da comissão de licitação e a secretária de educação, omitiram-se na identificação do ilícito. Buscas domiciliares foram realizadas contra os empresários e servidores envolvidos. A Justiça determinou o afastamento da secretária de educação, da presidente da comissão de licitação e do procurador jurídico.
A empresa já havia sido investigada anteriormente por irregularidades na reforma da Câmara de Vereadores de Tijucas em 2020. Durante as buscas, a Polícia Civil localizou duas armas ilegais na residência de um empresário, o qual foi em preso em flagrante.
Segundo o TCE/SC, a empresa investigada participou de 87 licitações, sendo 86 na Comarca de Tijucas. A empresa venceu a maioria dessas licitações. A operação contou com o apoio de várias delegacias e divisões especializadas, todas coordenadas pela 4ª DECOR.