A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça na tarde de sexta-feira (12/11), em Canelinha.
A ação iniciou após uma enfermeira da cidade ver na internet fotos de cartões de vacinação falsos. Assim, a polícia passou a investigar a suspeita de que pessoas estariam fraudando um modelo de comprovante da vacinação da Covid-19, expedido pela Secretaria de Saúde do Município de Canelinha para cometer fraudes. O grupo investigado envolveria adolescentes e adultos com o objetivo de possibilitar o acesso de pessoas não vacinadas em eventos da região.
Foram apreendidos no quarto de uma adolescente diversos cartões de vacinação falsos que aguardavam preenchimento e outros com dados inseridos, materiais que estão sendo apurados.
As investigações prosseguem e aguardam o resultado de laudos periciais. Estão sendo apurados os crimes de falsificação de documento público e uso de documento falso.
Conforme dados do governo estadual, o município de Canelinha tem 83,8% da população vacinável com a primeira dose e cerca de 65% com as duas doses, ou 53,5% da população total.