Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Civil deflagrou a segunda fase da operação Mecanismo Verde. A ação foi para cumprir 13 mandados de busca e apreensão em residências e empresa do ramo imobiliário em Florianópolis.
A ação tem por objetivo desmantelar um esquema criminoso de corrupção na cidade, que faz parcelamento irregular do solo, comete fraudes e instalações irregulares de água e energia.
De acordo com a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), o grupo envolve construtores de obras clandestinas e agentes públicos municipais da capital catarinense, condutas que se amoldam a crimes contra o meio ambiente, crimes contra a ordem urbanística (parcelamento irregular do solo urbano), crimes contra a administração pública (com destaque para o de corrupção, de acordo com a Deic) e associação criminosa.
Nessa segunda fase de investigação, sobre a imobiliária, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, que serão encaminhados para a perícia da Polícia Científica.