A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em 29 de março dois neonazistas que tentavam se esconder em Ca Caxias do Sul (RS). A ação foi da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais.
Os alvos são dois homens investigados pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, racismo e apologia ao nazismo. Eles foram identificados como integrantes do grupo skinhead neonazista de abrangência nacional.
A prisão é resultado da operação policial realizada em novembro de 2022, quando foi flagrado um encontro anual da organização em São Pedro de Alcântara, chamada Southland Hammerskins. Na ocasião, oito neonazistas foram presos preventivamente e respondem a processo criminal. Alguns deles já tem histórico de assassinatos.
Além da Deic de SC, a operação contou com o apoio da Polícia Civil gaúcha. Na sexta-feira, 31 de março, o inquérito foi encerrado e remetido à Justiça. Ambos os investigados foram indiciados pelos crimes de integrar organização criminosa, racismo e apologia ao nazismo, previstos nos artigos da Lei 7.716/89.