Contratos municipais de iluminação pública no Sul de Santa Catarina são novamente alvo de investigação da Polícia Civil. Nesta terça-feira (29/8) foi deflagrada a Operação Apáte, por suspeita de fraude em Tubarão, Capivari de Baixo e Armazém.
A ação investigativa está focada na apuração do uso de documentos falsificados para facilitar a habilitação de empresas em concursos públicos relacionados à instalação de sistemas de iluminação nas áreas urbanas.
+ MP entra na justiça contra superfaturamento na iluminação da Ponte Hercílio Luz
De acordo com as informações apuradas preliminarmente pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC, as empresas sob investigação adquiriam certificados falsos para atender às exigências dos editais de licitação, visando qualificar-se para a prestação dos serviços.
Nessa terça, as equipes policiais executaram as ordens judiciais, apreendendo provas como dispositivos eletrônicos e documentos físicos, para serem minuciosamente analisados como parte do processo de investigação.
Segundo ressalta a Polícia Civil essa operação não está relacionada com a Operação Dark Shark, que foi deflagrada recentemente pelas autoridades também contra fraudes em contratos de iluminação pública no Sul do estado.