Polícia Ambiental fiscaliza Rio Imaruim para verificar mortandade de peixes

    mortandade de peixes majubas no rio imaruim
    Cardume de manjubas foi encontrado morto no rio poluído que divide Palhoça e São José - PMA/Divulgação/CSC

    Nesta segunda-feira (24/1) a Polícia Militar Ambiental (PMA) teve conhecimento que vários peixes apareceram mortos na foz do Rio Imaruim, que divide as cidades de Palhoça e São José.

    Em conjunto, policiais militares ambientais da 1ª e 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram patrulhamento ao longo do rio, para verificar a causa da morte dos peixes. No local, foi verificado a morte de uma espécie de manjuba (Cetengraulis edentulus). Segundo a PMA não há indicativo da morte de outras espécies.

    policia percerreu trechos navegáveis do rio para verificar possíveis causas da mortandade de peixes em palhoça
    Polícia percorreu trechos navegáveis do rio para verificar possíveis causas da mortandade de peixes em Palhoça – PMA/Divulgação/CSC

    A polícia também não encontrou lançamento de produto químico ou outro tipo de causa humana que pudesse provocar a morte desses animais, sendo constatado inclusive outras espécies vivas ao longo do rio.

    Publicidade

    Desse modo, analisa a PMA, é provável que o cardume de sardinhas tenha morrido por “causas naturais”, já que são animais vivem no mar e ao entrarem no rio de água doce podem se deparado com uma condição adversa, de baixa salinidade, temperatura do rio ou baixa oxigenação em razão da grande quantidade de matéria orgânica e de bactérias, agravado pelo aquecimento da água.

    Publicidade
    COMPARTILHAR