Pobre futebol catarinense, sofre com federação fraca

Servente de pedreiro

Um dos grandes talentos revelado pelo Ceará, e que teve passagens pelo Grêmio, São Caetano, Sport, Joinville e com passagens pelo futebol japonês e europeu, o atacante Jael, que teve um currículo invejável recheado de passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e com dois títulos na segundona brasileira, aos 34 anos, o ex-jogador fez questão de mostrar em suas redes sociais como esta se virando agora no pós-futebol. O Cruel trabalha como servente de pedreiro na construção de uma quadra esportiva, na cidade de Barranco Alto, no interior de Minas Gerais.

Pobre futebol

No último fim de semana, como este velho escriba não tinha agenda para ser cumprida, resolvi me dedicar a assistir alguns jogos pela tv. Acompanhei o paulistão, o carioca e, é claro, o nosso catarinão. O passeio do Flamengo sobre o Nova Iguaçumais parecia um jogo treino preparando-se para a grande decisão da Supercopa do Brasil. O clássico paulista entre Palmeiras e São Paulo foi uma desgraça e o jogo envolvendo o Figueirense e Joinville foi de uma ruindade sem tamanho. Esse é o nosso pobre futebol, que a cada dia parece perder a sua verdadeira identidade por este mundo afora.

A grandeza do nosso futebol

A transferência do clássico entre o Avaí e Figueirense para fevereiro, por exigência da Rede Globo, demonstra total falta de capacidade administrativa da atual diretoria da FCF. Quando o presidente Delfim Peixoto morreu naquele trágico acidente aéreo da Chapecoense eu falei: vai deixar saudades. Alguns o criticavam injustamente, mas era um presidente acessível, simpático e que sabia muito bem administrar os bastidores do futebol catarinense a nível nacional. Ele era muito respeitado pela CBF. Na sua gestão o que não faltou foi a grandeza do nosso futebol por este Brasil afora. Chegamos a ter quatro clubes na série A, em 2015.

Verdadeiros acéfalos
Publicidade

A sua convocação para a disputa da Copa do Mundo no Catar gerou muitas polêmicas, participou apenas de dois jogos e se despediu da seleção como um líder positivo. Depois de um mês, Daniel Alves está preso, na Espanha, acusado de agressão sexual. Não dá para entender a cabeça de certos jogadores, que quando alcançam a fama o que não falta são as “Marias Chuteiras” querendo sair com eles. Se jogam como moscas sobre os jogadores e eles forçam a barra com outras que não possuem o mesmo interesse. Esses são os verdadeiros acéfalos. O ex-jogador esáa tendo um fim de carreira lastimável, de grande conquistador de títulos a repugnado.

Bem me quer, mal me quer
  • Como era de se esperar a torcida do Flamengo já esgotou todos os ingressos disponíveis para o jogo de sábado (28). Os ingressos para o torcedor do Palmeiras continuam à venda. Tudo porque a diretoria palmeirense queria o jogo fora do Brasil.
  • Tem certos jogos do campeonato catarinense que estão sendo mais feios do que brigar com a mãe por ter feito só arroz com carne moída pro almoço. Os clubes deveriam pagar uma “indenização” para os pobres torcedores que assistem esses fiascos.
  • Bastou três rodadas do Catarinão para cair o primeiro “professor”. Arilson não é mais treinador do Atlético Catarinense. O preparador físico Marcio Meira vai assumir o seu lugar. Marcio Meira é indicação de Romário que é investidor no clube.
  • Quem andou divulgando que o volante Raniele não pertence mais ao Avaí deu com as línguas nos dentes. O jogador voltou a treinar normalmente, junto com os seus companheiros de clube.
  • Quem anda caindo nas graças do torcedor avaiano é o seu treinador, Alex, que dispensa conhecimento e profissionalismo, e o jovem atacante Gustavo, que vem mostrando qualidade nos jogos. O jogador veio do Vasco da Gama.
  • Os “nobres” vereadores de Palhoça deveriam fazer uma CPI pra cima da Samae. Vários bairros de nossa cidade estão com sua torneiras secando há quase um mês, complicando a vida de milhares de moradores. Para onde esta água esta indo é um mistério.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para este novo governo estadual, que indicou, e ela aceitou, para comandar a Secretaria de Estado da Ação Social Mulher e Família no governo de Jorginho Mello. Não por ser a mãe de Gustavo Kuerten, mas Alice Kuerten acumula uma vasta experiência em causas sociais, como fundar o Instituto Guga Kuerten e cuidar de uma APAE. Essa mulher tem experiência, capacidade e conhecimento de causa.

Cartão vermelho para a FCF e a tal da NSC, que não tiveram “peito” pra bater de frente com a plim-plim para manter o nosso principal produto, que é o verdadeiro clássico do futebol catarinense. Avaí e Figueirense tinham jogo marcado para este próximo fim de semana e foi transferido para 4 de fevereiro por conta da transmissão da decisão da Supercopa do Brasil pela Globo. É uma absurdez total contra as tradições do nosso futebol por conta das partes. Dois paus mandados da plim-plim. O homem da barba faz falta.

Pensamento do Bambi

Mesmo diante da crise, só tenho a agradecer. Ontem comi camarão. Hoje no almoço vou comer picanha. Alguém conhece outro sabor de miojo?

Publicidade