PM Ambiental vai fiscalizar áreas desmatadas com mais de 5 hectares

    operacao mata atlantica em pe 3 pm ambiental sc fiscalizacao
    Operação Mata Atlântica em Pé 3 ocorre nos 17 onde há o bioma - PM Ambiental/Divulgação

    A Polícia Militar Ambiental realiza nessa semana (entre 16 a 20/9) a Operação Mata Atlântica em Pé 3, com envolvimento das 17 unidades distribuídas no estado de Santa Catarina. O objetivo é fiscalizar áreas com alertas de desmatamento superiores a cinco hectares.

    Essas áreas foram identificadas através da análise de imagens satélite com a classificação de uso do solo, sendo gerados alertas oriundos das ONGs Map Biomas e SOS Mata Atlântica para os anos 2017 a 2019.

    De acordo com a PM Ambiental, pretende-se fiscalizar ao todo cerca de 1000 hectares desmatados em SC nesse período. Os policiais ambientais farão vistorias, autuações e outras medidas em propriedades onde houver a confirmação de desmatamento de Mata Atlântica. A operação deverá gerar 90 Relatórios de Informações Técnicas (RIT) sobre os casos.

    Publicidade

    A operação ocorre simultaneamente nos 17 estados que possuem Mata Atlântica em seu território. Em Santa Catarina atuam conjuntamente com o Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), o Ministério Público de Santa Catarina e do Instituto de Meio Ambiente (IMA).

    Dados da Mata Atlântica

    A Mata Atlântica brasileira ocupa uma área de 1.110.182 km², equivalente a 13% do território nacional, abrigando diversas formações florestais. É um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana: perto de 70% da população brasileira vive em território onde antes havia esse tipo de cobertura de ecossistema.

    Estima-se que perto de 12% da vegetação original esteja preservada, sendo que 80% desse total é mantido em propriedades particulares.

    O território catarinense é totalmente inserido no bioma da Mata Atlântica. Segundo um levantamento pela SOS Mata Atlântica, entre 2017 e 2018 foram derrubados 905 hectares de mata em Santa Catarina, o que representou um aumento de 52% de um ano para o outro.

    Publicidade