Piso tátil está de acordo com a norma, afirma Prefeitura de Florianópolis

"Piso é para guiar, não para caminhar por cima", argumenta prefeitura

Piso tátil está de acordo com a norma, afirma Prefeitura de Florianópolis
Instalação do piso tátil na obra da Av. das Rendeiras gerou polêmica - Divulgação/CSC

O novo piso tátil instalado na calçada da Av. Das Rendeiras, na margem da Lagoa da Conceição, está correto e foi feito de acordo com a norma técnica, afirma a prefeitura de Florianópois. Nessa semana, o vereador Afrânio Boppré (Psol), trouxe à público uma crítica sobre a instalação da calçada, afirmando que o piso tátil não pode ficar na extremidade do passeio, o que gera risco de os deficientes visuais caírem na água.

“Que esse erro, que impossibilitará a passagem com segurança de pessoas com deficiência visual seja corrigido antes da inauguração da obra”, disse o vereador nas redes sociais.

Porém, a prefeitura rebateu a crítica e afirmou que a obra está correta. “Por desconhecimento, muitas pessoas têm estranhado o piso do tipo “guia” na ponta da calçada, o que é previsto na norma técnica da ABNT e do Manual Calçada Certa, construído em conjunto com técnicos do IPUF e associações de deficientes”, diz nota da prefeitura.

Publicidade

O poder público municipal afirma que na nova norma, para facilitar o caminhar de cegos, pessoas com baixa visão ou até mesmo cadeirantes, o novo guia é o muro. Em locais onde não há muro, como na Lagoa da Conceição, será instalado o piso do tipo guia na lateral da calçada. Por estar na lateral, no fim da calçada, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a segurança do cego. No entanto, o piso não serve para o cego caminhar sobre ele, mas sim para guiar o cego que usará a bengala para identificá-lo. Esse novo padrão ajuda a deixar a calçada mais “limpa” para o melhor caminhar tanto dos cegos, quanto de cadeirantes, idosos, carrinhos de bebê e pessoas em geral.

A prefeitura também divulgou que o manual da calçada certa pode ser acessado para conferência do padrão de instalação de pisos táteis.

Publicidade
COMPARTILHAR