PF faz operação contra tráfico de cocaína e prende 7 em SC

A Polícia Federal lançou nesta quarta-feira (12/4) uma operação, chamada Match Point, para combater a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. A organização criminosa em questão se dividia em duas grandes células com filiais em diversas cidades brasileiras, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Os bens apreendidos pela Polícia Federal podem ultrapassar R$ 150 milhões de reais.

Operação Match Point visa prender grupo de 33 traficantes internacionais
Operação Match Point visa prender grupo com 33 traficantes internacionais, 7 deles estabelecidos em SC – Foto: PF/Divulgação/CSC

Cerca de 250 policiais federais estão cumprindo 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva em dez estados brasileiros. Além disso, foram bloqueadas as contas bancárias de 43 pessoas físicas e apreendidos 57 imóveis e vários veículos e embarcações.

Durante a investigação, a Polícia Federal, em cooperação com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar de Santa Catarina, prendeu sete indivíduos em flagrante, apreendendo cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk.

Publicidade

Entre os líderes da organização criminosa está um cidadão islandês residente no Brasil, que já foi investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. A operação Match Point envolveu a cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Houve autorização judicial para a participação dos representantes da polícia da Islândia na deflagração da operação.

Os crimes investigados incluem lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas combinadas podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

A operação abrange mandados de busca e apreensão em nove estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás. Os mandados de prisão preventiva foram emitidos em seis estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Foram apreendidos 57 imóveis em Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, com valor estimado em mais de R$ 150 milhões de reais.

Publicidade
COMPARTILHAR