Um macaco bugio foi resgatado por um pescador entre a Enseada de Brito e a Praia das Pedras Altas, em Palhoça. O animal foi puxado para o barco e aparentava exaustão.
No vídeo gravado pelo trabalhador ele brinca: “se não gravasse iam achar que é história de pescador”. O homem cita também que, após o resgate, iria deixar o animal em uma pedra no costão próximo à área de mata. Caso o pescador não tivesse feito o salvamento, provavelmente o animal teria se afogado.
Bugio é um nome popular para o gênero de macaco Alouatta, também chamado de macaco-uivador, guariba ou barbado. Na ilha de Florianópolis os bugios-ruivos estão extintos há pelo menos 150 anos devido à caça e à destruição do meio ambiente. Apesar da regeneração da vegetação, a espécie não conseguiu se reestabelecer na ilha de SC.
Na Grande Florianópolis as populações desse animal existem em maior número na região do Parque da Serra do Tabuleiro, próximo ao local do resgate. Em Santa Catarina há duas espécies de bugio, o ruivo e o preto, que constam na lista de espécies criticamente ameaçadas.