Pezenti sucessor de Peninha
São José sediou um encontro em apoio ao candidato a deputado federal Rafael Pezenti (MDB) nessa semana, herdeiro político de Rogério Peninha. Com a casa cheia, dentre as lideranças presentes, o vereador de São José Alexandre Cidade, e o secretário de Biguaçu, Davi Oliveira. Peninha decidiu não tentar a reeleição e passou o bastão a seu chefe de gabinete, que está com ele há 15 anos. “Tive um bom professor, sempre trabalhamos com honestidade e agora quem está é porque acredita realmente na boa política, conhece os nossos resultados”, declarou Pezenti.
Caterine propõe mais eficiência
Caterine Nogueira, candidata à Alesc pelo Cidadania, fez um bandeiraço no Centro de Florianópolis nesta segunda. Caterine, professora, mãe e atualmente vereadora em Santo Amaro da Imperatriz, quer levar sua experiência de fiscalização para o poder estadual. “Eu já precisei muito do sistema público, já enfrentei filas e dificuldades, e é exatamente daí que vem a minha força para trabalhar pelas pessoas, porque já vivenciamos a realidade de muitos. Já passei fome. Minha história é o principal combustível para continuar lutando”.
Vieira em busca do hexa
O deputado estadual Marcos Vieira está em campanha para o seu quinto mandato na Assembleia Legislativa, pelo PSDB. Ao longo dos últimos 40 dias já reuniu mais de 7 mil pessoas em eventos com lideranças em todo o Estado. Sua base de atuação é a Grande Florianópolis e o Grande Oeste, já que seu mandato atende com recursos 240 municípios. Experiente e grande articulador, o deputado Marcos Vieira concentra a campanha final em eventos de rua, onde conversa com a população, acompanhado de militantes e apoiadores.
Keruxu: direitos ambientais e humanos
A líder indígena Kerexu e gestora ambiental, candidata a Deputada Federal pelo PSOL, traz como temas principais à campanha a preservação das florestas e os direitos humanos para todos. “Nós, povos indígenas, estamos há 522 anos lutando para preservar a nossa vida e a vida de todas as pessoas, defendendo as florestas, os rios e a biodiversidade – nossa maior riqueza”. Kerexu Xapiri, da etnia Guarani, é coordenadora executiva da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e cofundadora da Articulação Nacional Das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). Pretende levar para Brasília inovação e experiência aliadas ao conhecimento das necessidades das pessoas de Santa Catarina. Foi a segunda pessoa a ser vacinada no estado.
Dário na corrida pelo Senado
Embalado pela pesquisa que lhe coloca em 2º lugar e em crescimento, o senador Dário Berger (PSB) mantém sua campanha na rua, em contato com os eleitores. “A campanha está crescendo no momento certo. Agora é a hora da decisão do voto e quando o eleitor começa a comparar o nosso trabalho no Senado, com mais de R$ 1,2 bilhão de recursos para Santa Catarina e projetos importantes aprovados, ele decide pela nossa reeleição”, afirmou o senador. “Se com um presidente que não deu a mínima atenção para o nosso Estado consegui todos esses recursos, imagina como será com o presidente Lula, um grande aliado de Santa Catarna”, completa Dário Berger.
Amin busca o segundo turno
Esperidião Amin (PP) busca o seu lugar no segundo turno para o governo de Santa Catarina. Uma de suas propostas, na área de educação, trata de ampliação do ensino técnico em SC. “Prioridade das prioridades: ensino médio. O jovem com 16, 17 anos de idade não vai ficar na escola se o ensino não for interessante. Ele quer colocar o nariz na rua, trabalhar, mesmo que continue a estudar, quer ter a sua própria renda. Isso a gente só vai conseguir com o ensino profissionalizante rapidamente. Essa é a prioridade e mais bolsas de ensino superior, bolsas essas que foram criadas no nosso governo”. Também nas ruas, o candidato tem mobilizado grande contingente de apoiadores do Partido Progressista.