Parlamentares de São José cobram melhorias em acessos à BR 101

No programa Roda de Conversa, da Câmara de Vereadores de São José, um debate semanal mediado pela presidente da Casa, vereadora Méri Hang, e com a participação dos parlamentares, a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101, apresentou os investimentos no trecho que corta a cidade e nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) participou do evento e não perdeu a oportunidade de cobrar parceria e engajamento da empresa na melhoria da mobilidade urbana de São José. A presidente da Câmara acredita que o encontro foi o ponto de partida para uma discussão mais ampla das necessidades de mobilidade do município.

Orvino pediu solução para o passivo deixado pela construção da BR-101, que são os viadutos, incompatíveis há tempos com o fluxo de veículos que precisa circular entre os bairros da cidade. “Não é culpa da atual concessionária, mas é um passivo, do Ministério dos Transportes, que precisa ser resolvido”, destacou o prefeito. Ele argumentou também que os problemas de mobilidade são maiores nas cidades mais antigas e disse que São José, por exemplo, necessita de uma avenida que faça ligação entre a BR-101 e o Contorno Viário.

Publicidade

O diretor de Operações Sul da Arteris S.A, Antônio Cesar Ribas Sass, disse que a concessionária sabe dos gargalos existentes em São José e em toda a região e que tem sentido a necessidade de investimentos que vão além dos propostos no contrato de concessão com o governo federal. Ressaltou que há parceria com o Estado e com as prefeituras para levar adiante necessidades das cidades e da rodovia e que a empresa tem condições de executar as melhorias sempre que houver a anuência do poder concedente. “Entendemos que quando você garante mobilidade para as cidades você garante desenvolvimento econômico”, destacou.

Dirigentes da Arteris estiveram na sede do Legislativo onde ouviram as solicitações dos vereadores
Dirigentes da Arteris estiveram na sede do Legislativo onde ouviram as solicitações dos vereadores – CMSJ/Divulgação/CSC

A empresa apresentou o andamento das obras do Contorno e da construção da terceira pista no trecho Norte da BR 101 em São José – obra que está recebendo investimentos de R$ 48 milhões. Foram detalhadas ainda interferências e melhorias nas marginais da rodovia e em cruzamentos importantes como o do acesso ao bairro de Forquilhinhas.

Mobilização

No entendimento da presidente da Câmara, vereadora Méri Hang, a concessionária trouxe informações importantes sobre os projetos e propostas para a BR-101 e para o Contorno Viário, mas a ideia é não ficar apenas no debate e mobilizar a bancada catarinense, junto com o prefeito Orvino, em favor das melhorias que a cidade necessita.

“Além de resolvermos os problemas do dia a dia que tanto atrapalham a população da nossa cidade, precisamos de um planejamento macro, voltado ao futuro, pensando no crescimento da cidade e da nossa região”, explicou. Muitas das melhorias apresentadas pela concessionária dependem de recursos, aprovação do governo federal ou adequação no contrato de concessão.

Com informações da Câmara Municipal de São José

Publicidade
COMPARTILHAR