Em reunião nesta quarta-feira (27/2) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, parlamentares de Santa Catarina trataram de buscar informações sobre a situação do conjunto de barragens no estado.
Entre as unidades catarinenses dentro do Plano de Ações Estratégicas para a Reabilitação de Barragens da União, três estão em nível de atenção A e em uma a inspeção não foi realizada por estar ocupada por protesto de indígenas, em José Boiteux.
O Governo Federal estuda a liberação de recursos, em caráter emergencial, para obras em cinco barragens de Santa Catarina: Ituporanga, Taió, José Boiteux, Lauro Muller (Rejeito de Carvão) e Angelina.
“Foi uma agenda bastante positiva, demonstramos nossa preocupação com problemas estruturais e o grau de risco das barragens catarinenses e manifestamos nossa expectativa na liberação de recursos do governo federal”, assegurou a deputada Carmen Zanotto, coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense.
Para o deputado federal Hélio Costa, que integrou a reunião do Fórum, a luta pela melhoria das barragens é uma constante. “Sabemos das dificuldades encontradas nas barragens e todo o esforço será válido para que elas funcionem na prática. A sinalização do Governo Federal para a liberação de recursos é vista com bons olhos e irá amenizar os problemas de manutenção e reestruturação dos equipamentos. Vamos lutar constantemente por mais verbas”.
+ Frente parlamentar cobrará planos de prevenção para barragens em Santa Catarina