Para volta dos ônibus, 1,5 mil funcionários do transporte coletivo serão testados na capital

Nesta sexta-feira (12/6) inicia a testagem para coronavírus de 1,5 mil funcionários de transporte coletivo que trabalham no sistema de Florianópolis.

A previsão do retorno dos serviços de ônibus é em 17 de junho e, entre as condições estabelecidas pela prefeitura da capital, está a testagem dos funcionários, para evitar mais contaminações dentro dos veículos, além de capacidade reduzida de passageiros e higienizações constantes.

profissional de saúde trajada com equipamentos de segurança espeta dedo de mulher em garupa de moto usando capacete estendendo a mão em um terminal de ônibus
Testes de coronavírus serão em quatro terminais de ônibus de Florianópolis – Leonardo Souza/PMF/Divulgação/CSC

A testagem dos funcionários ocorrerá das 8h às 18h em quatro terminais de ônibus: Terminal Integrado do Centro (Ticen), da Trindade (Titri), de Canasvieiras (Tican) e do Rio Tavares (Tirio). Segundo a prefeitura serão testados todos os trabalhadores que atuam no atendimento direto ao público – motoristas, cobradores, fiscais, atendimento no setor de vendas e área de limpeza.

Publicidade

O tipo de teste será o de biologia molecular conhecido como PCR, que detecta a doença em seu estágio inicial. através da identificação do material genético do Coronavírus. A aplicação do mesmo é feita por meio de um cotonete na garganta ou nariz do paciente. Após a coleta, o material é congelado a menos de 70 graus, é acondicionado é enviado para o laboratório para análise.

O Consórcio Fênix, que realiza essa operação de testes, ficou responsável pela contratação da empresa que fará a testagem e análise dos diagnósticos, com validação pela Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade